A bursite é uma lesão caracterizada pela inflamação das bursas, pequenas bolsas localizadas em áreas de atrito do corpo, como cotovelo, ombro, quadril e pé. O problema acontece quando há um processo inflamatório por excesso de atrito e as bursas, que normalmente estão vazias, produzem um líquido que se acumula em seu interior, causando dor. 

Existem várias atividades do dia a dia que provocam atrito e podem causar bursite quando praticadas em excesso. Digitação por muito tempo sem a postura correta, atividades que mantêm as mãos acima da cabeça e esforços excessivos com o ombro são alguns exemplos. 

O ombro é, por sinal, a principal região acometida por bursite. Geralmente, ela é do tipo subacromial, ou seja, atinge a bursa localizada entre o osso acrômio e os tendões do manguito rotador. Pessoas que já possuem problemas nestes tendões ou que têm doenças reumáticas estão mais sujeitas a desenvolver bursite. Diagnóstico e tratamento A bursite costuma causar dor, que piora quando a pessoa levanta os braços ou faz esforços. O diagnóstico pode ser feito de forma clínica e com exames complementares, como a ultrassonografia e a ressonância magnética.  Na maioria dos casos, o tratamento é feito com anti-inflamatórios e aplicação de gelo, sem necessidade de cirurgia. Para algumas pessoas, pode ser necessária também a fisioterapia e, ainda, a infiltração de corticoide diretamente no interior da bursa com intervalos mínimos de um mês e no máximo três aplicações. A cirurgia raramente é indicada para pessoas com bursite isolada.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

Bursite

Compartilhar:

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp