O tríceps é um músculo com três porções, que se unem em um único tendão na região do cotovelo. Sua principal função é esticar o cotovelo, o que é importante em movimentos como levantar de uma cadeira ou usar muletas, por exemplo. As lesões nessa região são raras e costumam afetar homens entre 30 e 50 anos, especialmente aqueles que praticam atividades esportivas, como o levantamento de peso.
O problema acontece quando há um trauma, como uma queda sobre a mão espalmada com o cotovelo esticado. Isso é um exemplo de contração excêntrica: há um movimento do tríceps para esticar o cotovelo e ocorre uma força brusca para dobrá-lo.
Além do estalo no momento do trauma, das manchas roxas e do inchaço nos dias seguintes, é possível que a parte de trás do braço apresente uma deformidade. A dificuldade para esticar o cotovelo, no entanto, é o principal sintoma.
Diagnóstico e tratamento
Assim como em outras lesões de tendão, a ressonância magnética é o melhor método para identificar o problema. O tratamento é individualizado, dependendo das características da lesão e do paciente.
Enquanto lesões pequenas podem ser tratadas sem cirurgia, as maiores, especialmente se a pessoa pratica esportes, necessitam de intervenção cirúrgica. Se a ruptura for completa, o tratamento cirúrgico também é o mais recomendado.