Doença bastante comum, a tendinite calcária é caracterizada pelo depósito de cálcio no interior de um ou mais tendões, geralmente no ombro. É mais comum em mulheres de 30 a 60 anos e, até hoje, não possui causas conhecidas para se desenvolver.
É possível dividir as fases da tendinite calcária em três:
● Fase de formação: fase assintomática, em que o depósito de cálcio está começando a se formar e o tendão ainda está normal. Pode durar meses.
● Fase de repouso: período em que a calcificação permanece igual, sem aumentar ou diminuir. Pode ser uma fase assintomática ou causar dor de leve a intensa, que piora com movimentos como o de colocar as mãos acima da cabeça.
● Fase de reabsorção: fase de inflamação intensa e dor aguda, mesmo em repouso. Nesse período, vasos sanguíneos crescem para o interior da calcificação, levando agentes que participam do processo de reabsorção, que pode levar semanas. Depois da reabsorção, o tendão volta ao normal e o paciente não sente mais dor. O tratamento da tendinite calcária depende da fase da doença.
● Fisioterapia: é a principal forma de tratamento e tem o objetivo de restaurar ou preservar o movimento normal. A aplicação de calor superficial, incluindo luz infravermelha, pode ser útil.
● Medicamentos: analgésicos e anti-inflamatórios podem ser usados, especialmente na fase aguda, quando a dor é intensa.
● TOC: as terapias por ondas de choque são usadas para desintegrar a calcificação ou aumentar a vascularização a fim de facilitar sua absorção. No entanto, ainda é um método controverso.
● Infiltração: a injeção de corticoides em torno da calcificação para aliviar os casos de inflamação com dor que não melhora com a fisioterapia.
● Imobilização: a tipoia pode ser usada em casos específicos por cerca de três dias, com cuidado para não favorecer a rigidez do ombro.
● Cirurgia: raramente indicada, já que na maioria dos casos a calcificação é reabsorvida espontaneamente. Geralmente, a artroscopia é indicada para a fase de repouso, quando há dor que não melhora com os outros tipos de tratamento.